Nossa Querida Lagoa da Prata

Nossa Querida Lagoa da Prata

Guia Comercial de Lagoa da Prata I

Guia Comercial de Lagoa da Prata I

Dr. Antônio Luciano Pereira Filho Um dos Empresários Mais bem Sucedidos do Pais.


Este Banco Pertencia a Dr. Antônio Luciano Pereira Filho Um dos Empresários Mais bem Sucedidos do Pais. Veja Histórico Completo:

Nascido no meio rural - Fazenda das Guaritas - município de São Gotardo/MG, Dr. Antônio Luciano fez curso de 2º grau no Colégio Arnaldo de Belo Horizonte e formou-se pela Faculdade de Medicina da UFMG. No início dos anos 50 do século passado, ainda muito jovem expandiu suas atividades para Lagoa da Prata, na companhia do pai. Graças ao seu espírito empreendedor é que o município se tornou um dos mais prósperos de Minas Gerais. A primeira safra da Usina Ovídio de Abreu, com sede em Lagoa da Prata/MG, ocorreu em outubro de 1948. O senhor Paulo de Castro, recém chegado da Itália, após participar da 2ª Grande Guerra Mundial, participou do transporte de cana para a usina, pois havia comprado um caminhão importado, da marca "Cargo". Em 26 de fevereiro de 1949, a então Usina Ovídio de Abreu foi vendida ao Cel. Antônio Luciano Pereira, que dela se tornou Diretor Presidente. Posteriormente, assumiu a presidência, Dr. Antônio Luciano Pereira Filho, que a transformou no império que é hoje. Vista da usina açucareira, que foi idealizada pelo 1º prefeito de Lagoa da Prata, José Mendes de Macedo. Teve também a participação do ex-prefeito, Dr. Geraldo Pinheiro Chagas, que administrou o município de 26/11/45 a 11/02/46).



Após concluir o curso de 2º grau, fez provas para a Faculdade de Medicina da UFMG e passou direto no vestibular. Formou-se médico, mas exerceu a profissão apenas por filantropia e amor aos mais humildes. Apesar de ter sido excelente médico, sua vocação foi mesmo com o comércio e a agroindústria. Soube como adocicar o mundo, transformando a matéria prima da cana de açúcar em riquezas para o município. Gerou milhares de empregos diretos e indiretos, Segundo Miguel Eugênio Guimarães Pio, "O Dr. Luciano foi colega na Faculdade de Medicina da UFMG do seu tio Tácito Guimarães, médico em Luz - MG - Aterrado, cujo Bispo era Dom Manoel Nunes Coelho -" A filha Ana Luciana comenta que seu pai geria quase todos os seus negócios. Admite que era centralizador, mas quando necessário sabia delegar poderes e em quem podia confiar.
Tornou-se um dos empresários mais bem sucedidos do Brasil. Segundo relato do Sr. Joaquim Batista Neves, Dr. Luciano foi um homem de rara inteligência, grande visão de negócios, empreendedor e muito caridoso. Aos sábados, era comum de se ver uma enorme fila de pessoas que iam a sua "Casa de Campo", próxima de Lagoa da Prata, para receber ajuda financeira. E como era generoso nas doações! No entanto, era observador. Se em meio aos necessitados, percebia alguém de maiores posses, dizia com franqueza, mas sem humilhar: "Deixe a fila, porque você não precisa de ajuda. Vá tomar um cafezinho lá dentro." . Dr. Luciano sempre foi admirado por ser um cidadão de hábitos simples, dinâmico e empreendedor. Segundo contava seu admirador e amigo Juca Machado, já falecido e que foi empregado da família, desde os tempos do Coronel Luciano, Dr. Antônio Luciano, quando criança brincava como qualquer outro da sua idade, subindo em árvores, disputando corridas, jogando "peladas de futebol" etc. Entre os amigos de infância e em meio aos familiares era chamado carinhosamente de "Totoca".
Cultivava o hábito de se alimentar moderadamente, embora tivesse mesa farta na casa de campo, onde quem chegava se deliciava com a enorme variedade de frutas e outras iguarias. Detalhe curioso: Para Dr. Antônio Luciano alimentar-se era questão de saúde e não de prazer. Certa vez, teria jogado fora a macarronada que estava sendo servida aos filhos, porque para ele alimento tinha que ser nutritivo. Sempre recomendava regime alimentar para as pessoas, porque entendia que a obesidade conduzia às doenças. Outro episódio interessante narrado por Anna Luciana - que nos honrou com sua visita em nossa casa de Lagoa da Prata - houve uma carta que Dr. Antônio Luciano teria escrito na cidade de Ouro Preto, onde estudou, dirigida a sua irmã acima de sua idade, na qual dizia: "Que saudades que eu tenho de nós dois aí no curral, quando um potro "deu de bunda" em nós, lembra!? O certo é que Dr. Luciano tinha muito apego à família.


Dr. Otaviano de Oliveira Advogado, Fezendeiro, Empresário & Escritor Lagopratense, quem mais se Empenhou para a Implantação de nossa Escola Técnica Federal de Lagoa da Prata.

Veja Nosso Plano Diretor Com O Engenheiro Urbanista Lalinho
https://plantinhaoficialdelagoadaprata.blogspot.com/p/plano-diretor-de-lagoa-da-prata.html