Nossa Querida Lagoa da Prata

Nossa Querida Lagoa da Prata

Guia Comercial de Lagoa da Prata I

Guia Comercial de Lagoa da Prata I

Embaré Indústrias Alimentícias S/A Localizada na Área Central de Lagoa da Prata


Crescimento e Reconhecimento 

 A história da Embaré começou em 15 de maio de 1935, na Granja Embaré, em Taubaté, no interior do estado de São Paulo. A Inglez de Souza, como era chamada na época, produzia doces, geleias, sopas e derivados de tomate. E em 1947, iniciou a produção de caramelos. Lagoa da Prata desempenhou um papel fundamental na história da Embaré. Em 1961, Haroldo Antunes e Herbert Schmidt compraram a empresa Laticínios Lagoa da Prata, que dois anos mais tarde assumiu o controle da Produtos Alimentícios Embaré. Na década de 80, a empresa celebrou um contrato associativo com a Kraft Foods – então a maior produtora de alimentos dos Estados Unidos. A parceria resultou na incorporação de novas tecnologias de produção e maiores inovações.

Desde os anos 90 a Embaré tem feito investimentos na expansão do parque industrial, em novos produtos e na análise do leite, sua principal matéria-prima. Em 2000, foram investimentos 28 milhões de reais para garantir a Qualidade Máxima do Leite.



Os investimentos constantes em Tecnologia e Inovação, e a gestão estratégica sempre atenta às mudanças do mercado consolidaram a Embaré como uma das maiores produtoras de laticínios do Brasil. Nestes 80 anos, a empresa se manteve forte, superando as dificuldades e os desafios do setor. Os números confirmam: 6ª maior captadora de leite do país; 2º lugar nas vendas de leite em pó na região Nordeste; presença no ranking das 50 marcas mais preferidas pelos consumidores brasileiros (a Camponesa ocupa a 36ª posição); aumento de 57% no quadro de colaboradores nos últimos dez anos e 4 mil produtores diretos e indiretos. Em 2011, a Embaré entrou no mercado de leites longa vida. O leite em caixa UHT “Camponesa” já é o mais vendido na Região Metropolina de Belo Horizonte e o segundo em Minas. A Embaré pretende crescer 15% em 2015 em relação ao ano anterior. “Apesar das dificuldades que o mercado apresenta, sempre investimos muito para gerar mais empregos e produtos de qualidade a preços justos”, afirma o presidente Hamilton Antunes. A empresa é a maior contribuinte do município e gera 1.676 empregos diretos em Lagoa da Prata. 

 Reforma da Loja de Varejo 
 No dia 28 de maio, a Embaré apresentou a sua nova Loja de Varejo (com nova decoração e espaço readequado) e a revitalização da Praça Chico Silveira, que recebeu novo calçamento, canteiros renovados e melhorias na iluminação. A cerimônia de inauguração contou com a presença da diretoria executiva e colaboradores da Embaré, políticos, empresários, profissionais liberais e a apresentação do coral da empresa. O presidente da empresa, Hamilton Antunes, falou em seu pronunciamento sobre o crescimento da empresa. “Há 54 anos, chegávamos a esta cidade para operar uma modesta fábrica de laticínios, que hoje alcança a sexta posição entre as maiores captadoras de leite do país. Nenhum objetivo tinha sido alcançado se não fosse o constante e caloroso apoio de toda a população, que abraça, com orgulho, a nossa querida Embaré”, destacou Antunes. O vice-prefeito Ismar Roberto de Araújo (Roberto do Tuim), em seu discurso durante a cerimônia, ressaltou a importância da empresa para o município. “Quantas cidades gostariam de ter uma empresa como a Embaré instalada em seu território? Todas, com certeza. E nós temos esse privilégio e precisamos valorizar. A Embaré gera riquezas, empregos, renda e bem estar social à população de Lagoa da Prata”, disse.

A Embaré Indústrias Alimentícias S/A, com sede em Lagoa da Prata, na região Centro-Oeste, concluiu um investimento de R$ 300 milhões para intensificar a produção no segmento lácteo. Desde janeiro, a capacidade produtiva da linha foi incrementada em 23%. A maturação do aporte, aliada a um aumento das exportações na parte de confeitaria, deverá resultar em uma alta de 15% no faturamento neste ano frente a 2015. As inversões foram destinadas para a ampliação da sede da empresa e aquisição de equipamentos capazes de gerar eficiência na produção. Com as novas máquinas, a velocidade de evaporação passou de 16 mil litros por hora para 30 mil litros por hora. O novo maquinário será utilizado na produção da linha de lácteos da empresa que inclui, dentre outros produtos, leite desnatado, leite integral e leite instantâneo. A linha de lácteos da empresa é voltada, principalmente, para o mercado interno. Um pequeno volume é exportado para alguns países da América Latina, mas a ampliação da capacidade teve como objetivo aumentar a participação no mercado brasileiro. Segundo o diretor-presidente da empresa, Hamilton Antunes, a crise econômica vivida pelo País não atrapalha os planos de expansão da empresa por se tratar de produtos considerados essenciais para crianças. O máximo que pode ocorrer é um processo de substituição de um produto mais caro por outro mais barato. Como a empresa possui uma lista extensa de lácteos, ela consegue acompanhar esse movimento sem perder clientes.