Empresa conclui investimento de R$ 300 milhões para incrementar a produção da linha de lácteos
A Embaré Indústrias Alimentícias S/A, com sede em Lagoa da Prata, na região Centro-Oeste, concluiu um
investimento de R$ 300 milhões para intensificar a produção no segmento lácteo. Desde janeiro, a capacidade
produtiva da linha foi incrementada em 23%. A maturação do aporte, aliada a um aumento das exportações na
parte de confeitaria, deverá resultar em uma alta de 15% no faturamento neste ano frente a 2015.
As inversões foram destinadas para a ampliação da sede da empresa e aquisição de equipamentos capazes
de gerar eficiência na produção. Com as novas máquinas, a velocidade de evaporação passou de 16 mil litros
por hora para 30 mil litros por hora. O novo maquinário será utilizado na produção da linha de lácteos da
empresa que inclui, dentre outros produtos, leite desnatado, leite integral e leite instantâneo.
A linha de lácteos da empresa é voltada, principalmente, para o mercado interno. Um pequeno volume é
exportado para alguns países da América Latina, mas a ampliação da capacidade teve como objetivo aumentar
a participação no mercado brasileiro.
Segundo o diretor-presidente da empresa, Hamilton Antunes, a crise
econômica vivida pelo País não atrapalha os planos de expansão da empresa por se tratar de produtos
considerados essenciais para crianças. O máximo que pode ocorrer é um processo de substituição de um
produto mais caro por outro mais barato. Como a empresa possui uma lista extensa de lácteos, ela consegue
acompanhar esse movimento sem perder clientes.
Em 2015, a Embaré apresentou uma redução no faturamento de apenas 0,29% frente a 2014, ao passar de R$
1,008 bilhão para R$ 1,005 bilhão. A pequena diferença se justifica pela alta de preços do leite no mercado
internacional, que acabou reduzindo as vendas. Além disso, os custos aumentaram consideravelmente no
exercício passado. As despesas financeiras da empresa cresceram 38% em 2015, fechando em R$ 46
milhões.
Já no mercado de confeitaria, a aposta da empresa é ampliação das exportações.
Atualmente, 70% da produção da Embaré neste segmento são voltados para o mercado interno e apenas 30%
para o externo. Segundo Antunes, até o fim do ano a empresa espera ampliar a fatia de exportação para 50%.
ISO 22.000 - Dois fatores colaboram para crescimento das vendas no exterior dos produtos da Embaré. O
primeiro é a conquista do ISO 22.000, que é uma norma internacional com requisitos de gestão de segurança
alimentar. Como nos Estados Unidos essa norma é levada muito a sério, a Embaré havia perdido muitos
clientes norte-americanos, em função de ainda não haver a certificação. Uma vez conquistada, a empresa já
está retomando uma série de contratos no país, que é um dos principais mercados, dentre os 35 onde ela atua.
Além disso, a Rússia, outro parceiro comercial de peso para a Embaré, havia reduzido a compra de confeitos
da empresa por causa de dificuldades econômicas. Com o mercado dando sinais de recuperação, a tendência
é que as vendas para o país europeu sejam aumentadas neste ano. A soma do aumento das exportações com
uma maior capacidade produtiva deverá colaborar para que haja um aumento de 15% no faturamento deste
ano, segundo projeções de Antunes.
300 Milhões Foi o Que A Embaré Investiu em Sua Unidade de Lagoa da Prata, Minas Gerais